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segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Educação Depressiva


Já faz um bom tempo que não posto aqui matéria com o tema EDUCAÇÃO. A razão disso é um misto de preguiça com prostração decorrente de um estado depressivo daqueles que o sujeito fica olhando para o teto atolado no caos sem saber como dar o primeiro passo para resolver o problema. O Blog fica contaminado por lamentações e parecendo a re-edição de notícia velha.
Me deparei hoje com algo novo, a publicação de mais algumas estatísticas relativas ao desempenho da estrutura educacional do ensino médio no Brasil. Lembrando que em abril do ano passado postei um comentário com relação a performance dos mais de 20.000 alunos brasileiros na faixa dos 15 anos testados em matemática pelo PISA - Programe for International Student Assessment (OCDE) quando amargamos a 38ª colocação em um ranking formado por 44 países. Pois então, daí vem o desânimo de buscar inspiração para novas atraentes postagens. A matéria de hoje do Globo na coluna do Antonio Gois inteligentemente intitulada "Sem escapatória"   chama atenção para o declínio da qualidade também na rede privada. Que o nível da rede pública, refém da ineficiência e desonestidade dos governos é rasteiro, ninguém discorda agora constatar a piora de um índice, o qual já não era nenhuma maravilha, nas escolas privadas, onde os pais suam a camisa para ilusoriamente proporcionar algo decente para seus filhos é demais.
Vamos então aos números:
Curto e grosso, a queda de 2011 para 2013 foi de 7,9% no tema conhecimento adequado da matemática. Em 2011  42,6% dos alunos testados demonstraram competência adequada neste quesito. O mesmo índice  caiu para 34,7% em 2013. Se considerarmos o valor consolidado somando as redes publica e privada teremos o vexatório resultado de 9,3% em 2013. Isso porque a rede privada responde por somente 15% do total de alunos. Observo que toda estatística é como se fosse uma fotografia que congela a imagem daquele momento. O preocupante é na verdade a direção da curva de desempenho. Estamos piorando um índice que já não era bom e não sabemos onde está o fundo do poço porque em politica pública, não há nada tão ruim que não possa piorar. A verdade é que nada, absolutamente nada está sendo feito para reverter esta situação. Nesta mesma matéria Gois relata o resumo feito pela diretora-executiva do Movimento Todos Pela Educação, Priscila Cruz a respeito do ensino médio no Brasil: "o ensino médio brasileiro é absurdamente obsoleto, mesmo quando uma escola funciona bem ela não ensina o que os alunos precisam aprender para a vida de hoje, reforçando um modelo ultrapassado e incapaz de gerar os resultados na qualidade e na escala necessárias".
É o contraste da imagem do professor com o giz e apagador escrevendo na lousa para alunos conectados em seus artefatos tecnológicos. Fico então por aqui já me desculpando pelo tom, mais uma vez, dominado pela desesperança em relação ao futuro do nosso país. To saindo já atrasado para a minha terapia.  

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