Working With Emotional Intelligence – Daniel Goleman
Apesar de ser um tema com anos de pesquisas e debates, Inteligência
Emocional (IE) aplicada em ambientes corporativos ainda desperta muita dúvida e
paixão. Um dos mais renomados pesquisadores e autores sobre o tema, Daniel
Goleman define em seu livro o poder da liderança emocionalmente inteligente. A
esta altura, não há mais quem questione a respeito de que os mais bem-sucedidos
líderes no mundo possuem, além das exigidas competências cognitivas relativas à
sua atividade, fortes padrões de habilidades emocionais.
Comportamento é, sem sombra de dúvidas, o maior desafio das
pessoas que seguem em ascensão dentro da carreira executiva. Muitos são
escolhidos para postos maiores por sua competência em executar seus trabalhos
com perfeição e entregar excelentes resultados. Acontece que aquilo que os
qualificou a conquistar a ascensão, não será suficiente para lhes garantir a
continuidade do sucesso na organização. O comportamento de liderança efetiva de
pessoas passa a ser então o maior atributo a ser exercitado. Como já descrito
acima, uma liderança efetiva é aquela pautada por competências de IE e é
exatamente nestes momentos de alta ansiedade, stress e insegurança que o
emocional responde de forma equivocada.
Estas habilidades são descritas e agrupadas por Goleman em 5
tópicos sendo 3 deles relacionados ao indivíduo para com ele mesmo, e os 2
outros para com o ambiente externo.
Os 3 primeiros
(internos) são:
- Motivação – a força motriz que impulsiona o líder a buscar aperfeiçoamento contínuo
- Autoconhecimento – a consciência sobre as próprias emoções, valores, crenças, forças e limitações
- Autocontrole – habilidade de saber usar suas emoções a seu favor e em benefício da liderança realizadora
- Empatia – habilidade de compreender os outros e entender suas motivações para uma interação positiva e produtiva. Vale ressaltar que isso não pressupõe concordância ou submissão
- Habilidade Social – ter uma fluência genuína no convívio com pessoas e grupos. Saber balancear comportamento para uma interação agradável tornando o ambiente em algo motivador e produtivo.
"Quanto mais alto a pessoa chega na organização, maior a necessidade
de desenvolver sua IE"
O treinamento formal do tema para o aprofundamento do seu conhecimento
é uma alternativa válida, porém, um efetivo processo de Coaching vem sendo comprovadamente transformador para essas
competências comportamentais.
Mais sobre esse tema você pode encontrar entrando em contato comigo em
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Coaching - Uma outra abordagem para o Sucesso!
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