Translate

sexta-feira, 10 de julho de 2015

O Poder da Inteligência Emocional





Working With Emotional Intelligence – Daniel Goleman

Apesar de ser um tema com anos de pesquisas e debates, Inteligência Emocional (IE) aplicada em ambientes corporativos ainda desperta muita dúvida e paixão. Um dos mais renomados pesquisadores e autores sobre o tema, Daniel Goleman define em seu livro o poder da liderança emocionalmente inteligente. A esta altura, não há mais quem questione a respeito de que os mais bem-sucedidos líderes no mundo possuem, além das exigidas competências cognitivas relativas à sua atividade, fortes padrões de habilidades emocionais.
Comportamento é, sem sombra de dúvidas, o maior desafio das pessoas que seguem em ascensão dentro da carreira executiva. Muitos são escolhidos para postos maiores por sua competência em executar seus trabalhos com perfeição e entregar excelentes resultados. Acontece que aquilo que os qualificou a conquistar a ascensão, não será suficiente para lhes garantir a continuidade do sucesso na organização. O comportamento de liderança efetiva de pessoas passa a ser então o maior atributo a ser exercitado. Como já descrito acima, uma liderança efetiva é aquela pautada por competências de IE e é exatamente nestes momentos de alta ansiedade, stress e insegurança que o emocional responde de forma equivocada.
Estas habilidades são descritas e agrupadas por Goleman em 5 tópicos sendo 3 deles relacionados ao indivíduo para com ele mesmo, e os 2 outros para com o ambiente externo.

Os 3 primeiros (internos) são:
  •     Motivação – a força motriz que impulsiona o líder a buscar aperfeiçoamento contínuo
  •      Autoconhecimento – a consciência sobre as próprias emoções, valores, crenças, forças e limitações
  •      Autocontrole – habilidade de saber usar suas emoções a seu favor e em benefício da liderança realizadora
Os 2 seguintes (externos) são:
  •     Empatia – habilidade de compreender os outros e entender suas motivações para uma interação positiva e produtiva.  Vale ressaltar que isso não pressupõe concordância ou submissão
  •     Habilidade Social – ter uma fluência genuína no convívio com pessoas e grupos. Saber balancear comportamento para uma interação agradável tornando o ambiente em algo motivador e produtivo.

"Quanto mais alto a pessoa chega na organização, maior a      necessidade de desenvolver sua IE"


O treinamento formal do tema para o aprofundamento do seu conhecimento é uma alternativa válida, porém, um efetivo processo de Coaching vem sendo comprovadamente transformador para essas competências comportamentais.  
    
                  Mais sobre esse tema você pode encontrar entrando em contato comigo em

 Email: laudio@coachinglifeline.com Tel: 011 942998729 // 011 5051-0399
www.coachinglifeline.com.br 




Coaching - Uma outra abordagem para o Sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog do Laudio agradece a sua visita e participação. Em breve o seu comentário será incorporado.