Translate

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

2015 Metamorfose



Se todos estão conformados que o ano de 2015 será muito ruim para a economia Brasileira, é hora de pensar fora da caixinha e criar vantagem competitiva. 
Existem 2 alternativas: enfrentar 2015 com muita criatividade e disposição, ou aeroporto. Me lembro da célebre frase que ecoava nos anos 70 em plena ditadura militar, quando vivemos o, mais tarde questionado, "milagre brasileiro", que dizia - Brasil, ame-o ou deixe-o. De uma certa forma, guardadas as devidas proporções,  estamos vivendo o mesmo clima. Só que a frase re-editada talvez fosse - Brasil, ame-o e fique para muda-lo. 
Estamos vivendo o nosso processo de metamorfose quando a esperança será de que conseguiremos nos livrar da carcaça rastejante de lagarta para voar livres como belas borboletas. Eu nunca fui lagarta mas arrisco garantir que a metamorfose é um processo bem dolorido.Mas, como se fala em inglês "no pain, no gain" (sem dor não há ganho). A evolução dói mas conduz a libertação e revigora a alma.  


Não existe uma receita infalível ou um caminho seguro mas a única certeza é que será preciso muito trabalho e criatividade (inovação). Vamos então aproveitar o clima de final de ano quando paramos para refletir sobre nossas experiências, nossos erros e acerto para fazer nossa listinha 2015. Segue algumas dicas:
1. Reflita e escreva o cenário das coisas ao seu redor no ano que vem. Crie uma versão mais otimista e uma outra mais pessimista.
2. Para cada cenário, projete-se mentalmente na situação. Escreva separadamente para cada cenário tudo que vier na sua mente sem bloqueios ou censuras, lembre-se, não existe ideia ridícula, tudo deve ser considerado em um primeiro momento. 
3. Faça uma triagem sobre todas as ideias separando as que mais contribuem e são factíveis dentro do período projetado, no caso 2015.  
4. Faça uma lista de ações bem específicas com datas de início e fim. Lembre-se, tudo deve ser registrado e escrito em algum lugar que seja de fácil acesso.
5. Escolha uma ou duas pessoas de sua confiança e que possam acrescentar, para compartilhar, colher opiniões e se for o caso, ajustar seu plano original.

Se o seu pior cenário for uma perda importante como por exemplo ser despedido, quais ações antecipadas você poderia tomar para reverter esta expectativa? O que você poderia fazer diferente para elevar o seu grau de empregabilidade e manter seu contrato de trabalho? Ou se o pior for mesmo inevitável, porque não começar já a testar o mercado, ler sobre onde estão as melhores oportunidades. Que setores da economia têm mais chance na crise? Pense - por pior que tudo possa parecer existe sempre alguns setores que crescem. 
  
É óbvio que fazer nada a respeito é sempre mais fácil do que começar a se movimentar já. Mas a inércia poderá ter um preço muito caro e só restará então a triste alternativa de colocar a culpa no governo ou no azar. 
Pense nisso e mexa-se. Se precisar, conte comigo.


Mais sobre esse tema você pode encontrar entrando em contato comigo em


 Email: laudio@coachinglifeline.com Tel: 011 942998729 // 011 5056-0027 

3 comentários:

  1. Gostei muito do seu texto! Fui lendo e lembrando do poema Invictus, de W.E.Henley:
    "... sou o dono e senhor do meu destino, sou o Capitão da minha Alma".
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário meu amigo. Desculpe a demora na resposta.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

O Blog do Laudio agradece a sua visita e participação. Em breve o seu comentário será incorporado.